segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Suspensão Corporal - Modificação Corporal

Juliana Gomes


















A modificação corporal é a alteração deliberada e permanente do corpo humano por razões não médicas. As práticas de modificação corporal existem há milhares de anos, com as suspensões na Índia, as tatuagens na Oceania, as perfurações na Ásia e na América, e a escarificação na África. Esses costumes tribais foram descobertos pelos marinheiros europeus no século XVI, mas ficaram marginalizados durante muito tempo. Na década de 1960, houve uma valorização da cultura oriental e as tatuagens passaram a ser mais populares. Já as perfurações e os piercings começaram na década de 1970, com os punks. Na década de 1990 ocorreu uma explosão de estilos e práticas.A modificação corporal é a alteração deliberada e permanente do corpo humano por razões não médicas. As práticas de modificação corporal existem há milhares de anos, com as suspensões na Índia, as tatuagens na Oceania, as perfurações na Ásia e na América, e a escarificação na África. Esses costumes tribais foram descobertos pelos marinheiros europeus no século XVI, mas ficaram marginalizados durante muito tempo. Na década de 1960, houve uma valorização da cultura oriental e as tatuagens passaram a ser mais populares. Já as perfurações e os piercings começaram na década de 1970, com os punks. Na década de 1990 ocorreu uma explosão de estilos e práticas.


Suspensão corporal é o ato de suspender um corpo humano através de ganchos passados através de perfurações na pele. Estas perfurações são temporárias e são abertas pouco antes da suspensão ocorrer.

O processo é extremamente delicado e deverá ser feito cuidadosamente por pessoa com grande experiência ou por profissional da área, a fim de que não ocorram graves ferimentos. A suspensão pode precisar de pequeno grupo de pessoas que fazem a preparação e auxiliam no processo em si mesmo. A suspensão nunca deve ser tentada por uma pessoa sozinha, devido ao risco desta sofrer ferimentos ou entrar em estado de choque, algo potencialmente mortal. O ato de estar suspenso propriamente dito pode ocupar pequena porção do tempo necessário para a preparação, embora algumas pessoas possam permanecer suspensas por horas. Se a tarefa for realizada corretamente, o corpo do performer é examinado para que sejam decididos os melhores lugares, quantidade e tamanho dos ganchos de metal que serão inseridos através da pele para que a pessoa seja erguida do solo. Múltiplos ganchos são geralmente situados em torno dos ombros, antebraços e costas, bem como ao redor dos joelhos (isto depende da posição na qual o corpo ficará suspenso). Encontrar os locais e as quantidades de ganchos apropriadas envolvem boa dose de habilidade matemática e compreensão incisiva de anatomia humana e fisiologia, bem como sobre a resistência da derme do indivíduo em questão. Se a quantidade de ganchos for muito pequena, a pele do performer será incapaz de suportar o peso do corpo e se romperá. Também, a quantidade de peso que cada gancho suporta deve ser distribuída igualmente através de todo o corpo - qualquer desequilíbrio pode provocar uma lesão. Um conjunto de roldanas feitas para suspensão e cordas fortes ligadas aos ganchos são utilizadas para erguer lenta e cuidadosamente o indivíduo até cerca de 30 ou 60 cm acima do chão, onde ele permanece praticamente sem se movimentar durante período de tempo predeterminado. Todavia, dependendo do tipo de suspensão, poderá haver relativo grau de liberdade de movimentos.


Vários povos utilizavam-na (e ainda utilizam) como pretexto de religiosidade, cultos espirituais, fetiche ou apenas pela adrenalina produzida. A suspensão corporal (suspension) esse é um tipo de body mods atraente e emocionante, pode trazer uma adrenalina incrível aos assistentes. Os adeptos da suspensão corporal a usam para meditação que pode conduzir a um nível mais elevado de consciência espiritual. Um dos objetivos é justamente ativar um nível de não-pensamento lingüístico.






Equipamentos

São usados ganchos de carne, ganchos usados em pesca , para pendurar tubarões por exemplo , e carnes em frigorificos e açougues Os ganchos são inseridos com ajuda de agulhas para perfuração.





Alguns tipos de suspensão: Coma, Chest, Suicide, Crucifix, superman...


Juliana Gomes
Suicide: uma das mais famosas, é feita na posiçao vertical e são usados apenas dois ganchos nas costas.

Superman: Na posiçao horizontal de barriga pra baixo.


Coma: Posiçao horizontal de barriga pra cima.


Chest: Posiçao vertical, são usados dois ganchos , presos no peito. Tambem chamada de O-kee-Pa pelos índios norte americanos, que a utilizavam em seus rituais.


Knee: De cabeça pra baixo, com dois ganchos segurando. Um gancho em cada joelho.

Lótus: Na posiçao de Lótus.







Fonte: BMEZINE; redhairtattoo

Fotos: http://www.flickr.com/daniel_salsicha
e algumas fotos minhas mesmo ^^

Nenhum comentário: